www.espacoeducar.net 2014. Tecnologia do Blogger.

Atividade de alfabetização: alfabeto hexagonal para imprimir


 Geralmente fornecemos alfabetos móveis quadrados. Percebi que isto diminui a possibilidade de formação de palavras, por parte das crianças, e seu cérebro termina, então, por "perceber" menos palavras. Ainda será preciso "experimentar" com outros polígonos, mas o hexágono parece ser o ideal porque tem um encaixe perfeito. É interessante como o cérebro realmente "sente" mais palavras e em todas as direções!

  Pensei numa sugestão de atividade que pudesse fazer com que as palavras escritas não fossem aleatórias, assim o nível de dificuldade aumenta  consideravelmente. Ou seja, é claro que você pode utilizar de modo livre, e inclusive fornecendo hexágonos vazios, em branco para que desenhem o que escreverem,  para formação de palavras soltas, sem ligação entre si. No entanto, se desejar, pode "entrelaçar" palavras. Forneça a eles uma palavra inicial ou (melhor!) peça que pensem numa palavra inicial e explique que todas as palavras pensadas e montadas, escritas com o alfabeto hexagonal deverão ter alguma relação com esta palavra inicial. Ou seja, se a palavra inicial é família, eles poderão pensar numa imensa gama de palavras que tenham alguma ligação com esta, como  mãe, pai, irmão, carinho, amor, alimento, oração, Deus, casa, lar, dormir, cama, laço, parentes etc.

  Percebi que o interessante é que se utilize realmente as letras móveis recortáveis e não fixas,  para que se possa exatamente "mover" as letras de acordo com o encaixe perfeito para a formação do maior número de termos possíveis.

   Não existe direção preestabelecida, a liberdade é total, ou seja, podem escrever de cima para baixo, de baixo para cima, para os lados, para todas as direções em que o cérebro "enxergar" qualquer palavra.

   Pensei em fazer letras coloridas, mas isto poderia "prejudicar" a visualização uniforme das letras e a consequente montagem. Se desejar, forneça alfabetos completos, em diversas cores, mas imagino que trabalhar com todas as letras numa cor apenas facilite o processo. No entanto, é sempre possível fazer novas combinações e testes!

Lembrete: Uma palavra pode começar na horizontal e terminar na vertical. Não vale impor limites relacionados a direção das palavras pois o cérebro de cada um pode "ver" uma palavra onde o outro não enxergou. Assim sendo, inclusive palavras que estão com sílabas separadas estão valendo. Se o aluno enxergar palavra apenas com consoantes mas pronunciar com vogais, sem problemas. As vogais estão no pensamento dele e apenas não conseguiu encaixá-las, pois depois de completamente montado, o conjunto ainda permite um novo olhar e será possível enxergar muito mais palavras do que as que se pensou escrever!

Lembre-se de fornecer muitos alfabetos completos! Não é possível criar se a quantidade de letras é limitada!

Eis então o alfabeto hexagonal. Porque pode parecer brincadeira, mas é coisa séria!






E aprender brincando  é bom!




Conforme montam o conjunto, os alunos anotam as palavras formadas. Depois de montado, anotam as palavras que o cérebro "enxergar" dentro do emaranhado de letras.

É mais interessante se todas as palavras formadas possuem relação semântica.




Palavra inicial: CIDADE.

Palavras formadas; rua, sinal, avenida, loja, zoo, cinema, farol, etc.

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!!

ESPAÇO EDUCAR © 2015 - Designer by Camila Souza ,personalizado por Elizabeth Cavalcante