www.espacoeducar.net 2014. Tecnologia do Blogger.

Plano de aula e Atividades sobre seres vivos e não vivos para imprimir e trabalhar com a Educação Infantil e Alfabetização

  Este é um assunto abordado logo no início do ano letivo e que está sendo, por isto, muito pedido na página. Deixo aqui algumas sugestões de atividades para imprimir, dentro do tema. Para início de conversa, é sempre bom uma história, utilizar fantoches, porque a criança aprende brincando, aprende melhor de modo lúdico e com o que a encanta, muito mais que com textos sérios e repetitivos. 

Objetivo: Compreender as diferenças entre seres vivos e elementos não vivos;

>Materiais: Atividade impressa, livro de histórias, música ou vídeo gravados com antecedência, folhas para desenho, massa para modelagem;


  >Com a turma sentada em círculo, com almofadas e no tapete do Cantinho de histórias (se isto for possível)  Contar a história "Tuca, vovó e Guto, porque além de trazer as personagens principais, ele cita diversos brinquedos. Conversar sobre a história, entrando em seguida no tema, principalmente através de perguntas: As personagens são objetos inanimados ou são pessoas? Quais suas principais características? Perguntar se são seres vivos ou não, se elas nascem, crescem, podem se reproduzir, envelhecem e morrem ou não. É claro que parte-se sempre do pressuposto de que a criança desconhece as respostas, mas perguntas são instigantes e os pequenos podem sempre surpreender, porque eles andam por aí observando, escutando muito mais do que nós, adultos, imaginamos! por isso perguntar é sempre melhor que dar o pronto e acabado. Mostra a eles que você acredita em seu potencial. É claro que perguntar sempre dentro de um tom adequado, no contexto da história contada, nada muito sério e que vá deixar as crianças chocadas e julgando-se não conhecedoras das respostas, e portanto, incapazes. Esteja pronto a auxiliar, a facilitar, será interessante.




>Agora que tal uma música para animar? Vai aqui uma sugestão: além de trazer a mensagem de que as plantas são seres vivos, possui um enunciado de paz, equilíbrio, amor ao próximo. Os pequeninos podem ensaiar gestos para a canção.

A música "Natureza Distraída", de Toquinho é uma boa opção.




Como as plantas somos seres vivos
Como as plantas temos que crescer
Como elas precisamos de muito carinho
De sol, de amor, de ar pra sobreviver
Quando a natureza distraída
Fere a flor ou um embrião
O ser humano, mais que as flores, 
Precisa na vida 
De muito afeto e toda compreensão.






   >Agora, que tal um passeio? você pode levar os pequenos à janela, se isto for possível, para que observem o ambiente, ou mesmo ao pátio, a um passeio mais amplo. Eles poderão ver pássaros, árvores, e ao mesmo tempo brinquedos, bolas pipas no céu e estabelecer comparações entre aquilo que possui e o que não possui vida. Permita que apontem insetos, bichinhos daqui e dali, mas o passeio precisa ser dirigido, diga a eles que irão "procurar" seres com vida e sem vida no pátio da escola e que será muito divertido! 

   > As atividades impressas a seguir são opções para que você escolha, dentro do nível de sua turma. Se a turma for de Educação Infantil, eles podem modelar, desenhar livremente, pintar com pincel ou dedinhos, enfim, uma infinidade de atividades são possíveis dentro deste tema. 

> Quem tem um animalzinho de estimação? O animalzinho é um ser vivo! Ele pode ser um tema de conversa, cada um pode desenhar o seu bichinho, falar sobre ele com os amigos, um mural pode ser feito, isso estreita os laços. 











Um abraço, pessoal. Até as próximas idéias! Aceito sugestões nos comentários e nas mensagens da página.




0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!!

ESPAÇO EDUCAR © 2015 - Designer by Camila Souza ,personalizado por Elizabeth Cavalcante