PESQUISE AQUI

POSTAGENS RECENTES!

Plano de aula e Atividades sobre seres vivos e não vivos para imprimir e trabalhar com a Educação Infantil e Alfabetização

  Este é um assunto abordado logo no início do ano letivo e que está sendo, por isto, muito pedido na página. Deixo aqui algumas sugestões de atividades para imprimir, dentro do tema. Para início de conversa, é sempre bom uma história, utilizar fantoches, porque a criança aprende brincando, aprende melhor de modo lúdico e com o que a encanta, muito mais que com textos sérios e repetitivos. 

Objetivo: Compreender as diferenças entre seres vivos e elementos não vivos;

>Materiais: Atividade impressa, livro de histórias, música ou vídeo gravados com antecedência, folhas para desenho, massa para modelagem;




  >Com a turma sentada em círculo, com almofadas e no tapete do Cantinho de histórias (se isto for possível)  Contar a história "Tuca, vovó e Guto, porque além de trazer as personagens principais, ele cita diversos brinquedos. Conversar sobre a história, entrando em seguida no tema, principalmente através de perguntas: As personagens são objetos inanimados ou são pessoas? Quais suas principais características? Perguntar se são seres vivos ou não, se elas nascem, crescem, podem se reproduzir, envelhecem e morrem ou não. É claro que parte-se sempre do pressuposto de que a criança desconhece as respostas, mas perguntas são instigantes e os pequenos podem sempre surpreender, porque eles andam por aí observando, escutando muito mais do que nós, adultos, imaginamos! por isso perguntar é sempre melhor que dar o pronto e acabado. Mostra a eles que você acredita em seu potencial. É claro que perguntar sempre dentro de um tom adequado, no contexto da história contada, nada muito sério e que vá deixar as crianças chocadas e julgando-se não conhecedoras das respostas, e portanto, incapazes. Esteja pronto a auxiliar, a facilitar, será interessante.




>Agora que tal uma música para animar? Vai aqui uma sugestão: além de trazer a mensagem de que as plantas são seres vivos, possui um enunciado de paz, equilíbrio, amor ao próximo. Os pequeninos podem ensaiar gestos para a canção.

A música "Natureza Distraída", de Toquinho é uma boa opção.




Como as plantas somos seres vivos
Como as plantas temos que crescer
Como elas precisamos de muito carinho
De sol, de amor, de ar pra sobreviver
Quando a natureza distraída
Fere a flor ou um embrião
O ser humano, mais que as flores, 
Precisa na vida 
De muito afeto e toda compreensão.






   >Agora, que tal um passeio? você pode levar os pequenos à janela, se isto for possível, para que observem o ambiente, ou mesmo ao pátio, a um passeio mais amplo. Eles poderão ver pássaros, árvores, e ao mesmo tempo brinquedos, bolas pipas no céu e estabelecer comparações entre aquilo que possui e o que não possui vida. Permita que apontem insetos, bichinhos daqui e dali, mas o passeio precisa ser dirigido, diga a eles que irão "procurar" seres com vida e sem vida no pátio da escola e que será muito divertido! 

   > As atividades impressas a seguir são opções para que você escolha, dentro do nível de sua turma. Se a turma for de Educação Infantil, eles podem modelar, desenhar livremente, pintar com pincel ou dedinhos, enfim, uma infinidade de atividades são possíveis dentro deste tema. 

> Quem tem um animalzinho de estimação? O animalzinho é um ser vivo! Ele pode ser um tema de conversa, cada um pode desenhar o seu bichinho, falar sobre ele com os amigos, um mural pode ser feito, isso estreita os laços. 

















Você poderá gostar também de...

Tags

1° Ano (33) 2º Ano (2) 3º Ano (1) 5° ano (3) Adição (1) Alfabetização (49) Alfabetos (22) Alimentação Saudável (4) Animais (5) Artes (3) Atividades com dados (1) Atividades com histórias (1) Atividades Lúdicas (1) Avaliação diagnóstica (2) Bem-vindos (1) Bichinhos de Jardim (3) Boas maneiras (1) Bonecos Articulados (1) Bordas (2) Brincadeiras (2) Brinquedos com sucata (2) Calendários (1) Caligrafia (8) Capas (5) Carnaval (1) Cartazes (14) Cartões para facebook (1) Ciências Naturais (2) Colorir (34) Conjuntos (2) Contação de Histórias (1) Coordenação Motora (16) Copa do Mundo (2) Cores e Formas (13) Corpo Humano (2) Crachás (5) Criação de Texto (3) Cursos Online (1) Dengue (2) Dia da árvore (2) Dia da Mulher (2) Dia das Crianças (1) Dia das Mães (8) Dia do Amigo (1) Dia do Soldado (2) Dia dos Pais (4) Ditado (1) DOBRADURAS (4) E.V.A. (2) Educação Infantil (85) Eja - Educação de Jovens e adultos (1) Escola (1) Estações do ano (2) Etiquetas (6) EVA (6) Fantoches (3) Festas Juninas (6) Figuras geométricas (6) Folclore (11) Galinha Pintadinha (1) Higiene (1) História e Geografia (1) Identidade (2) Independência do Brasil (1) Inglês (2) Interpretação de Textos (3) Inverno (1) Jogos (10) Lembrancinhas (12) Letramento e Alfabetização (4) Livros de colorir (2) Marca-páginas (1) Máscaras (1) Matemática (5) Meios de Transporte (1) Móbiles (1) Modelagem (1) Moldes (5) Moldes de Letras (7) Moldes diversos (6) Moldes para EVA (6) Multiplicação (2) Natal (15) Novidades (8) Numerais (35) O corpo humano (1) ORIGAMI (4) Ortografia (1) Painéis e enfeites para sala de aula (4) Painéis e murais (4) Páscoa (3) PDF (1) Planos de Aula (4) Plaquinhas (2) PNG (2) Porta-lápis (2) Português (2) Primavera (9) Projetos (2) Quebra-cabeças (2) Reciclagem (26) Recorte e colagem (7) Sequência Didática (4) Sítio do Picapau Amarelo (1) Tabuada (2) Textos (2) Turma da Mônica (1) Vogais (21) Volta às Aulas (10)